Recentemente tive um bate papo com alguns empresários, e sem exceção, todos me disseram que as constantes oscilações no cenário econômico nos últimos anos e a busca por alavancar resultados no menor prazo possível, tem trazido a necessidade de se reinventarem. Talvez você também esteja neste cenário. Algumas das estratégias necessárias para atingir os objetivos, passam por ter estruturas organizacionais cada vez mais enxutas, investimentos em inovação e a busca por profissionais extremamente qualificados e alinhados com a cultura organizacional e expectativas da empresas.

Bastante desafiador, não é mesmo? E são em cenários como esse, onde é preciso fazer cada vez mais com menos, que se faz necessário ter um RH posicionado como agente de mudança dentro da organização. É o RH também o responsável por prover contratações com qualificação eficiente, que garantem a qualidade dos processos e produtos.

Porém, como o processo de Recrutamento e Seleção não é o core business das empresas, ele acaba sobrecarregando as demandas no RH. Afinal de contas, se você já participou de um processo de contratação bem estruturado, sabe o quanto de tempo e energia isso demanda. Por conta disso, terceirizar esse processo pode ser uma ótima solução para aliviar o trabalho operacional da equipe, e assim tratar as demandas estratégicas que acabam sendo engolidas pelo dia a dia da operação.

Contar com uma empresa com know how em encontrar talentos pode trazer inúmeros ganhos, desde a redução de custos com rotatividade e treinamento de novos profissionais, como ter um processo conduzido por especialistas focados em trazer novas ferramentas e teorias para tornar o processo cada vez mais eficaz e assertivo, atendendo prazos e necessidades, e o mais importante, encontrar profissionais com competências técnicas e comportamentais alinhados ao cargo e aos valores da organização.

Quando a terceirização é realizada, todo esse processo fica sob a responsabilidade da contratada, que com expertise nesta demanda, apresenta um candidato ideal com mais rapidez que um processo interno. Pense nessa possibilidade, pois o impacto e prejuízo de errar em uma contratação, em muitos casos, é maior do que o investimento em uma empresa qualificada para ajudá-lo.

Abraços!

Damares Sousa
Especialista em R.H