O impacto da análise de custos na sua empresa 

 

A análise de custos aliada a um bom planejamento orçamentário leva as empresas a mudarem de patamar, e a alçarem objetivos cada vez maiores e com maior estabilidade, e ainda, com menos desgaste e mais velocidade. Afinal, o que todos empresários querem e esperam das organizações, é o aumento da eficiência e retorno rápido do investimento.

 

Porém muitos empresários analisam o desempenho financeiro das suas empresas apenas pelo faturamento, pelo movimento do contas a pagar e a receber ou pelo balanço patrimonial. Claro, esses são números importantes, porém dizem pouco sobre o desempenho financeiro empresarial.

 

Uma ferramenta muito importante para o administrador conhecer a sua empresa de forma completa, é a realização de uma boa análise de custos, ou seja, o detalhamento financeiro de cada ação da empresa, já que com essa análise, se torna possível detectar perdas, ineficiências e inoperâncias. No nosso dia a dia, percebemos empresas que obtém um bom volume de faturamento e um certo lucro, porém as mesmas não percebem, muitas vezes, as perdas ocorridas nos seus processos, ou mesmo o quanto um funcionário despreparado causa de impacto financeiro negativo, com baixa produtividade, tempo parado, perda de peças e outros.

 

É fundamental que as empresas saibam o quanto cada produto ou serviço do seu portfólio são rentáveis ou não, qual a rentabilidade de cada contrato ou cliente, qual a margem de contribuição de cada um deles no rateio dos custos fixos, entre outros números, para que assim o empreendedor possa tomar decisões assertivas e prosperar cada vez mais, saindo das decisões baseadas no “achismo” e empirismo, ou mesmo na experiência, que por hora podem até dar certo, mas com altíssimo risco de dar errado.

 

Wilson Rios | Consultor Empresarial da Quinto Elemento Consultoria