Com a competitividade crescente em todos os setores, a avaliação empresarial é uma fonte de diversos estudos, pesquisas e desenvolvimento de planos de ação assertivos e direcionamento de investimento, tornando o diagnóstico organizacional um processo imprescindível na primeira parte de um processo de consultoria.
A função do diagnóstico organizacional é levantar e analisar o estágio atual da empresa, suas potencialidades, pontos de melhoria na gestão das estratégias coorporativas e seu alinhamento com as práticas de gestão de pessoas, portanto é estruturar de forma viável, sistemática e organizada soluções para os problemas empresariais, além de oportunidades de aumento de produtividade e melhorias no processo de gestão de curto, médio e longo prazo, utilizando-se das seguintes ferramentas:
Pesquisa de Clima
Não existe uma forma universal de gerir pessoas que dê certo para todas as organizações, e a pesquisa de clima mostra sua importância neste aspecto, pois pode mostrar quais passos aperfeiçoarão o ambiente corporativo. Práticas gerenciais precisam de insumo para que mudem de forma saudável, com crescimento e evolução para organização e funcionário e os resultados de uma pesquisa oferecem apoio para estas ações.
A pesquisa de clima é fundamental para saber o que os colaboradores estão pensando e como estão se sentindo em uma organização e a partir daí pode-se tomar atitudes mais estratégicas. É basicamente uma análise que traz um diagnóstico da empresa, visando melhorias para a realidade organizacional, após a análise de resultados da pesquisa de clima é possível identificar oportunidades, prever crises, investir em treinamento e prever uma série de melhorias que antes de serem aplicadas já possuem chances de sucesso, pois estão embasadas em dados personalizados.
Pesquisa de satisfação dos clientes
Não existe uma forma universal de gerir pessoas que dê certo para todas as organizações, e a pesquisa de clima mostra sua importância neste aspecto, pois pode mostrar quais passos aperfeiçoarão o ambiente corporativo. Práticas gerenciais precisam de insumo para que mudem de forma saudável, com crescimento e evolução para organização e funcionário e os resultados de uma pesquisa oferecem apoio para estas ações.
A pesquisa de clima é fundamental para saber o que os colaboradores estão pensando e como estão se sentindo em uma organização e a partir daí pode-se tomar atitudes mais estratégicas. É basicamente uma análise que traz um diagnóstico da empresa, visando melhorias para a realidade organizacional, após a análise de resultados da pesquisa de clima é possível identificar oportunidades, prever crises, investir em treinamento e prever uma série de melhorias que antes de serem aplicadas já possuem chances de sucesso, pois estão embasadas em dados personalizados.
Auditoria Financeira, Trabalhista e Processos
A auditoria interna é de suma importância para as organizações, tem por finalidade desenvolver um plano de ação que auxilie a empresa alcançar seus objetivos adotando uma abordagem sistêmica e disciplinada para a avaliação e melhora da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos com o objetivo de adicionar valor e melhorar as operações e resultados.
A grande relevância para a realização de uma auditoria é a emissão de uma opinião fundamentada por uma pessoa independente, mas com capacidade técnica e profissional para emiti-la. A auditoria tem que se basear em dados concretos para que sejam obtidas condições para concluir e firmar posições acerca das informações.
Avaliação de Competências
Saber aproveitar as diferenças é sinal de inteligência, e a Avaliação de Competência nos possibilita adentrar esse universo de transformação. Hoje no universo corporativo, investir em gestão de pessoas é fundamental para que a organização se mantenha competitiva no mercado. Para tanto, ela precisa investir em educação e capacitação de seus funcionários no intuito de potencializar processos e inovar, afinal, pessoas qualificadas entregam melhores resultados. As organizações buscam atrair e selecionar profissionais que compartilham de seus valores e crenças e utilizam sistemas de reconhecimento para estimular e garantir desempenhos considerados adequados e desejáveis às suas realidades.
Avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão de pessoas que visa analisar o desempenho individual ou de um grupo de funcionários em uma determinada empresa. Trata da apreciação sistemática de cada profissional em função das atividades que desempenha, das metas e resultados e/ou do comportamento durante um certo intervalo de tempo e do potencial de desenvolvimento.
É através deste processo que os líderes analisam o comportamento de seus funcionários, para identificar pontos fortes e pontos a desenvolver, sendo possível, traçar planos de desenvolvimento focados nos gaps identificados.
Abaixo relacionamos os principais benefícios do processo de avaliação por competências:
- Estabelecer o modelo de atuação deixando claro o perfil demandado pela direção.
- Conhecer o potencial de cada pessoa em relação a novos desafios.
- Identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento.
- Garantir a integração e a coerência entre os programas de recursos humanos, focalizando como alavancar os resultados através de pessoas.
- Reduzir a alocação desestruturada dos recursos financeiros, dando foco e direção aos investimentos em desenvolvimento de pessoas.
- Proporcionar e estimular o crescimento profissional e o desenvolvimento de novas competências.
- Melhorar a comunicação e as relações interpessoais.
- Incentivar a troca de feedback com aconselhamento entre gestores e subordinados. Contribuir para a formação do banco de talentos.
- Favorecer o estabelecimento do plano de desenvolvimento pessoal dos avaliados.
- Melhorar os resultados das pessoas e da organização através de maior adequação ao trabalho e maior produtividade.