Se pudermos citar uma grande meta comum a muitas empresas, seria a de entregar produtos ou serviços de qualidade aos clientes, e consequentemente atingir grandes resultados com isso. Você também persegue esse objetivo? Mas porque na prática, esse caminho não parece nada fácil, não é mesmo? Porque tantas vezes a sensação é de que nadamos, mas morremos na praia?

Isso porque viver “apagando incêndios”, justificar atrasos e erros cometidos por falhas de processos, gastar mais do que o planejado por retrabalho ou desperdícios de recurso, ou até ver os clientes indo embora, é algo que coloca a saúde da sua empresa em perigo. Para a equipe, o ambiente de trabalho se torna extremamente estressante, e para você empresário, exaustivo e algumas vezes, desesperador.

Se nesse momento você estiver passando por isso na sua empresa, te aconselho a tomar três atitudes:

PRIMEIRA: Pare tudo o que está fazendo. De nada vai adiantar você produzir muitos produtos ou conquistar muitos clientes, se não identificar e resolver a causa raiz dos seus problemas. Você possivelmente só está cavando um buraco que lhe levará a um cenário ainda pior.

SEGUNDA: Analise detalhadamente quais os erros que está cometendo, e como está chegando até eles. Ter consciência e humildade para admitir seus erros é uma importante etapa para o processo de melhoria. Drible a vontade de achar culpados (principalmente que a culpa é sempre dos outros), e de reclamar, esses são processos de negação que só atrasarão ainda mais o seu sucesso.

TERCEIRA: Mude o que ou a forma como está fazendo. Você provavelmente já ouviu a frase de Albert Einstein “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”, pois bem, não existe verdade mais bem dita que esta!

Para melhores resultados, sua empresa precisa entregar produtos e serviços de qualidade, com valor agregado para seus clientes, e não apagar incêndios. Comece a mudar tudo o que te deixa mais longe do seu objetivo, se concentre em melhorar seus processos e a gestão da sua empresa, e certamente em algum tempo, você alcançará seu objetivo!

Sheila Souza – Especialista em Processos