6 Dicas Valiosas (e simples) para um ótimo Atendimento ao Cliente

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6 Dicas Valiosas (e simples) para um ótimo Atendimento ao Cliente

 

Vamos ser bem práticos: se eu te dissesse que pesquisas apontam que falhas no atendimento ao cliente representam mais de 60% do motivo de perda de carteira de clientes ativos, isso te preocuparia?

Quando conversamos com os empresários sobre investimentos necessários para alcançarem melhores resultados, muitos se referem à aquisição de novos equipamentos, melhorias em tecnologia da informação, publicidade, estrutura física, porém se esquecem, ou não priorizam, esse quesito fundamental, a capacitação da sua equipe no quesito Atendimento ao Cliente.

Imagine um alto investimento em publicidade, que leva a um elevado número de clientes ao seu estabelecimento. Porém, neste momento decisivo, os seus funcionários causam uma má impressão neste cliente captado, gerando uma experiência ruim, e uma péssima marca do seu negócio. O investimento em publicidade trouxe algum retorno positivo? Não, muito pelo contrário, não é mesmo?

Assim podemos entender que todo o investimento realizado em outras áreas acabam se tornando apenas despesas, quando não concretizam um retorno para a organização, e podem inclusive gerar prejuízos, tanto financeiro, quanto de valor da marca.

E como evitar falhas neste momento tão importante para seu cliente e sua empresa? Vamos conhecer 6 maneiras simples que você pode começar a aplicar hoje mesmo:

1 – Garanta que os colaboradores conheçam muito bem os produtos ou serviços, pois é muito mais difícil atender bem quando não se sabe ou não se tem certeza do que está falando;

2 – Sempre tenha em mente que qualquer cliente compra uma solução, e não apenas um produto ou serviço. E quando o cliente se relaciona com a sua empresa, ela se torna o meio de solucionar as dificuldades dessas pessoas. Portanto, profissionais de sucesso oferecem soluções, sempre dão o máximo de si e da empresa para gerar valor ao cliente;

3 – Estabeleça confiança com o seu cliente, nada é mais valoroso do que a isso. A confiança é o principal item no processo de fidelização do cliente, por isso prometa apenas aquilo que é possível ser cumprido e sempre cumpra o que foi prometido;

4 – Para gerar solução e estabelecer confiança, é fundamental ser empático, ou seja, saber se colocar no lugar do cliente, entendendo todo o processo de necessidade, dúvida, descontentamento e expectativa sob a ótica do outro, dentro do ponto de vista do cliente. E claro, tudo isso com muito respeito, cordialidade, envolvimento e simpatia.

5 – Nunca dê desculpas, ou fale mal da empresa e de seus processos. Por mais que haja problemas internos, isso não deve chegar ao cliente ou deve servir como desculpa no momento do atendimento. Para o cliente, qualquer colaborador é a empresa, então dizer que houve problema na logística, no sistema ou na produção, não vai resolver nada e só irá demonstrar que ele não deve comprar novamente. Se algo não correr bem, dê razão ao cliente, assuma a frente da questão e foque nas ações de resolução do problema;

6 – Um excelente atendimento ao cliente externo começa com um excelente atendimento ao cliente interno, isso mesmo, aos colegas de trabalho. Dedique todo o seu empenho e esforços em atender de forma plena às necessidades internas do seu colega e da empresa, pois todos produzindo de forma eficiente cada etapa do processo garantirão o cliente final extremamente satisfeito, de forma natural e sem esforço algum.

E lembre-se, o seu melhor cliente é o que está contigo hoje, afinal custa 10 vezes mais captar um novo cliente, do que manter fidelizado o atual, além de que não existe melhor vendedor da sua empresa do que um cliente satisfeito.

Wilson Rios | Consultor Empresarial da Quinto Elemento Consultoria


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